Um compromisso mútuo

O respeito às pessoas é um valor fundamental do Grupo Michelin. O desenvolvimento, a realização e o engajamento dos funcionários estão no cerne de nossas preocupações e de nossa performance. Nesse sentido, criamos a abordagem "Ir Mais Longe Juntos": compromissos recíprocos que compartilhamos com todos os nossos colaboradores. Do treinamento a gestão de sua carreira, passando pela qualidade do gerenciamento. Descubra esses compromissos.

Um projeto profissional personalizado e sustentável

Na Michelin, recrutamos nossos candidatos em função de sua personalidade, competências e experiência profissional, com vista a uma carreira na empresa e não para um posto particular e definitivo. A cada etapa do percurso profissional do candidato, em complemento com o apoio de seu responsável hierárquico, um dos nossos gestores de carreira acompanha a sua progressão para ajudá-lo a construir um projeto profissional personalizado de longo prazo. Para construir uma carreira, as aspirações do candidato valem tanto quanto as necessidades do Grupo.

Sua carreira é construída etapa por etapa em torno de uma atividade central, com mudanças de responsabilidade, evoluções para outras áreas, e por que não para outros países.

Jean-Michel Guillon, diretor de Recursos Humanos do Grupo Michelin

Um programa de formação individualizado

Você recebe um treinamento em cada etapa de sua carreira profissional. Você se beneficia de um programa de formação individualizado:

  • no seu acolhimento e integração
  • a cada tomada de posto
  • continuamente

Todos os dias, 4.000 pessoas em média estão em formação no Grupo. Com 6,63 milhões de horas de formação em 2014, nos posicionamos acima da média das maiores empresas mundiais.

Um gerenciamento de qualidade

Ao longo de sua carreira profissional, você estabelece uma relação de proximidade e de confiança com o seu chefe.
Disponível à sua escuta e a sua necessidade, o seu gerente o acompanha visando seu desenvolvimento e sua realização pessoal. Para isso:

  • ele cria as condições necessárias para você ter sucesso na sua missão e de progredir, estimulando a tomada de responsabilidade.
  • a cada ano, ele determina objetivos, avalia seu desempenho e define com você um Plano de Ação de Desenvolvimento de Competências, quando for necessário.
  • em etapas chave de sua carreira, ele realiza com você uma Avaliação Periódica de Desenvolvimento, para identificar as perspectivas de evolução, compartilhadas com seu gestor de carreira.

Na Michelin, asseguramos a qualidade do gerenciamento através de formações e de uma avaliação anual de seu gerente.

Temos interesse pelo seu trabalho

Para cada função que você desempenha, elaboramos um descritivo de posto claro com objetivos precisos. Nosso objetivo é oferecer um lugar que favoreça seu progresso contínuo ao serviço de nossos clientes.

Por que acreditamos no êxito de uma organização responsabilizante, damos a você a autonomia necessária dentro da sua equipe e a possibilidade de se exprimir para acelerar esse progresso contínuo. Assim, em 2014, 56.372 ideias de progresso e de inovação foram lançadas pelos nossos funcionários.

Uma qualidade de vida agradável no trabalho

Para acompanhar você diariamente, nos empenhamos em criar um ambiente de trabalho moderno, agradável e seguro, e em manter o equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal. Nesta ótica, ações concretas são implantadas na área, em cada país. Em função das necessidades locais, dispomos de trabalho à distância, home office, programas de saúde e de prevenção médica ou de segurança, ...

Uma gestão justa de remuneração

Como cada um de nossos funcionários, você recebe uma remuneração justa e em conformidade com as condições locais de seu país. Para calculá-la, consideramos:

  • seu nível de responsabilidade,
  • seu desempenho,
  • sua contribuição para a performance do Grupo.

E adicionamos a tudo isso uma contribuição para sua aposentadoria e para sua previdência social.

Como cada um de nossos funcionários, você recebe uma remuneração individualizada, justa e em conformidade com as condições locais de seu país. Para calculá-la, consideramos:

  • seu nível de responsabilidade,
  • seu desempenho,
  • sua contribuição para a performance do Grupo.

E adicionamos a tudo isso uma contribuição para sua aposentadoria e para sua previdência social.