Pular para o conteúdo principal
EN PT-BR
EN PT-BR

Carreira em Qualidade

Atuação para a satisfação de nossos clientes. No centro das prioridades estratégicas, a qualidade faz parte do DNA da empresa e abrange uma ampla variedade de áreas, funções e níveis de responsabilidade. Dedicados à satisfação de nossos clientes, nossas equipes de qualidade trabalham diariamente para melhorar a experiência oferecida por nossos produtos e serviços.

Várias posições para uma trajetória única

Fernanda Morales

Responsável de Garantia de Qualidade

Fernanda Morales

"E trabalhar em equipe significa acumular vivências."

Ao longo da minha carreira descobri que gosto de gerir pessoas. Eu seria incapaz de trabalhar sem uma equipe. E trabalhar em equipe significa acumular vivências. Eu levo isso para a vida. Vou me tornando uma pessoa melhor, acredito.

Os mais difíceis. Aprendi muito mais quando estava vivendo uma situação difícil com minhas equipes. É nestas horas que você vê com quem pode realmente contar.

Saber que tenho liberdade para tomar as minhas decisões junto às equipes e demonstrar claramente quando não estou de acordo com algo. Parece simples, mas isso faz muita diferença para mim.

Se você quer trabalhar em uma empresa que realmente respeita as pessoas e que vai te permitir inovar durante toda sua vida profissional, você precisa vir trabalhar com a gente.

O que me move para continuar fazendo minha carreira na Michelin são a responsabilização, cada vez mais forte na empresa, e as oportunidades de carreira no exterior.

plano de carreira

Como cheguei até aqui

Entrei na Michelin em 2005, com 26 anos, recém-formada como Engenheira Química, para participar do projeto Jacarandá. Um projeto único para uma jovem que adora desafios e viagens. Fiz formação na França, Espanha e Estados Unidos junto a uma equipe enorme de profissionais. Trabalhei neste projeto como Industrializadora de Materiais e qualifiquei todos os materiais desta fábrica junto à uma equipe Central e Local. Foi muito trabalho e muito recompensador!
Decidi sair da Michelin logo após a Qualificação da fábrica GC, como chamávamos à época, em maio de 2008, para me dedicar a um desafio pessoal. Fui trabalhar na COPPE, como Gerente Executiva de um projeto de desenvolvimento de medicamentos recombinantes (engenharia genética). Foi a primeira vez que geri uma equipe.
Retornei em 2009, com uma proposta de expatriação para a França para conhecer a área de materiais. Foi em Tours, onde fui Técnica de Garantia ZP e Responsável de Laboratório. Voltei para o Brasil às pressas, com a notícia de câncer cerebral de meu pai. A Michelin me ajudou muito nesta fase pois tive que antecipar minha chegada ao Brasil. Assumi o posto de Responsável de Garantia da SF, com uma equipe de quase 40 pessoas, em um momento muito delicado para a SF, com a partida do ZP e do Grupo 7, depois a chegada do PK. Muito trabalho em equipe.
Após 3 anos de posto e com uma proposta de formação para assumir o posto de Responsável de Garantia da Qualidade da fábrica SF no site CGR, me descubro grávida, sem planejamento, em período de dublagem com meu sucessor, Felipe Ferro. Depois de passado o susto (obrigada minha equipe mais uma vez!), parti para a França e Espanha, grávida, fazendo pré-natal com 3 médicos diferentes, com a companhia do meu marido. Fiz uma parte da formação, voltei ao Brasil, tivemos o Nicolas e depois retornamos para a França para que eu terminasse o treinamento. Nicolas tinha 6 meses nesta época. Esta fase marcou minha vida também, pois tive que ficar 15 dias longe do meu filho, em uma viagem para a Polônia, no final da minha formação. Voltando ao Brasil assumi o posto de RGQA na SF por 3 anos.
Até que chego aqui novamente, neste novo desafio na fábrica em que iniciei meu ciclo na Michelin. Estou Responsável de Garantia da Qualidade da fábrica OHT Mining, com uma equipe que conheço em grande parte, e em uma fábrica que ajudei a construir. Vai ser mais uma bela história a ser contada. Tenho certeza.

seu testemunho Os destaques

Momentos marcantes da minha carreira

plano de carreira

Outros depoimentos

Bruno Ferreira

Forecast Manager

"Tenho uma carreira muito alinhada ao que acredito e procuro"
Bruno Ferreira , Forecast Manager
Bruno Ferreira

Tenho uma carreira muito alinhada ao que acredito e procuro, sempre fui o ator principal tanto nas escolhas quanto direção e formas que minha carreira tomou. A Michelin foi e continua fundamental por propiciar oportunidades de forma transparente e objetiva e nos dar o suporte necessário mantendo nossa autonomia e protagonismo.

Minha maior motivação é sempre melhorar, ser sempre melhor do que eu era ontem, manter uma evolução continua sempre buscando maiores desafios que me proporcionem este crescimento. Isto é o que me motiva e me faz feliz.

A Michelin é uma empresa centenária que sempre teve em seu DNA Inovação e Tecnologia, e cada vez mais aloca ali seus recursos para o desenvolvimento contínuo. Dentro desta empresa você é livre para se reinventar, trocar de áreas, buscar novas áreas s e desafios. Sem dúvida uma excelente oportunidade de carreira e sucesso para quem tem curiosidade, flexibilidade e vontade de fazer a diferença.

Bruno Ferreira

Felipe Manzon

Supervisor de Manutenção

"Fico feliz com toda esta trajetória e ansioso pelos desafios que me aguardam"
Felipe Manzon , Supervisor de Manutenção
Felipe Manzon

Fico feliz com toda esta trajetória e ansioso pelos desafios que me aguardam, pois sei que todos os obstáculos no caminho foram decisivos para a minha evolução tanto na esfera pessoal, como profissional. Sinto que meus valores se alinham com os da empresa e isso me motiva a seguir em frente.

A Michelin é uma empresa formadora, ou seja, ela possibilita o desenvolvimento profissional de seus colaboradores. Esta é uma das características que acredito ser muito interessante, pois um estagiário consegue se tornar gestor, e ir além. A empresa está repleta de casos como o meu, isto só é possível através dos recursos disponibilizados para o nosso desenvolvimento. A Michelin é um lugar interessante para quem valoriza a meritocracia, por isso tenho o orgulho de fazer parte deste time.

Felipe Manzon

Carolina de Carvalho

Mecânica Manutenção Sênior

"A possibilidade de crescimento que a Michelin tem me dado todos esses anos e o reconhecimento do meu trabalho me movem"
Carolina de Carvalho , Mecânica Manutenção Sênior
Carolina de Carvalho

Na minha vida diária me divido entre ser dona de casa, esposa, mulher, mãe do Francisco hoje com 4 anos e do meu segundo filho que nascerá em alguns meses. Minha rotina é corrida, levanto cedo e deixo o Francisco ,mas o fato de fazer dois horários me ajuda muito , a ter qualidade de vida com o Francisco. Isso é algo que a empresa me proporcionou e só eternamente grata. A satisfação pessoal como uma mulher realizada e a satisfação profissional de uma mulher reconhecida profissionalmente.

As minhas maiores motivações são os meus filhos e o amor pela minha profissão.

A mensagem que deixo para as pessoas que querem fazer parte das nossas equipes são: acreditar na realização de seus sonhos, estudar muito, trabalhar duro e não desisti jamais.

A possibilidade de crescimento que a Michelin tem me dado todos esses anos e o reconhecimento do meu trabalho me movem para permanecer na empresa e continuar fazendo a minha carreira.

Carolina de Carvalho

Fernanda Leite

Compradora Sênior

"A Michelin é uma empresa que dá oportunidades, ela promove o conhecimento e o desenvolvimento dos seus colaboradores."
Fernanda Leite , Compradora Sênior
Fernanda Leite

Sou responsável por realizar compras nas áreas de energia, construção civil e meio ambiente. Realizo análise de mercado e categorias de compras para buscar soluções para as contratações. Processos de concorrência para a contratação de projetos e serviços, elaboração e gestão de contratos.

O papel do comprador é muito importante na gestão de risco e compliance da empresa com o objetivo de garantir a perenidade dos negócios.

O dia a dia sempre é dinâmico, temos muitas trocas com diversos interlocutores, fornecedores, parceiros internos, clientes e equipe Michelin. Todos os dias temos metas para os projetos ou contratos. Fazemos reuniões em time para entender as necessidades de cada colega ou parceiro interno e pensamos em soluções em conjunto.

A carreira  no Departamento de compras permite um crescimento diário  desenvolvendo  muitas habilidades, dentre elas: negociação, senso de urgência, capacidade de prestação de contas, controle emocional, visão do negócio e de mercado, gestão de tempo, gestão de risco e liderança.

O conhecimento é uma alavanca que me motiva todos os dias, buscar novidades no mercado e entender como elas afetam cada tema é muito desafiador.

Outra motivação são as pessoas ao meu redor pois são fontes de inspiração para que eu possa crescer e desenvolver, sejam elas família, colegas de trabalho e meus gestores.

A Michelin é uma empresa que dá oportunidades, ela promove o conhecimento e o desenvolvimento dos seus colaboradores. Temos a oportunidade de crescimento na área escolhida e em outras áreas, caso no futuro tenhamos interesse por outros setores da empresa, é uma grande oportunidade de desenvolvimento de carreira.

Fernanda Leite
Bruno Ferreira

Bruno Ferreira

Forecast Manager

Felipe Manzon

Felipe Manzon

Supervisor de Manutenção

Carolina de Carvalho

Carolina de Carvalho

Mecânica Manutenção Sênior

Fernanda Leite

Fernanda Leite

Compradora Sênior

As principais funções na área de qualidade

A qualidade é um dos mais altos valores da Michelin. Esse valor, compartilhado por todos, requer trabalho coletivo, com espírito de melhoria contínua, para preservar a lealdade do cliente e antecipar dificuldades.

compras

Responsável de Definição de Método

Prevê a função de obtenção, modela produtos industriais adaptados.
Desenvolve os repositórios associados em conformidade com as regras do Departamento Técnico. Analisa os repositórios globais (padrões, especificações) e os adapta localmente, exceto métodos de garantia.

Gerente de Qualidade

Garante a qualidade dos produtos entregues pela atividade e os processos que contribuem para ela.
Garante a eficiência e durabilidade do sistema de qualidade.

Técnico de qualidade

Garante as condições operacionais do processo de fabricação que permitem a produção, fornecendo um nível de garantia suficiente para o produto acabado.
Melhora a qualidade da oficina em relação à função de industrialização.
Garante direção e progresso contínuo.