Pular para o conteúdo principal
EN PT-BR
EN PT-BR

Editorial Michelin

Venha saber mais sobre nossa cultura, nosso dia-a-dia, nossas áreas...

Carreira em Movimento por Raquel Castro

O que é essa tal de carreira?

Oi! É muito bom ter você por aqui na coluna Carreira em Movimento, da Michelin! Sou Raquel Castro e fico muito feliz de começar esta conversa agora e também de continuar conversando com você na segunda e na quarta quinta-feira de cada mês.

Aqui o espaço é nosso e vamos falar sobre carreira, mercado de trabalho, profissões de hoje e do futuro, sobre oportunidades! Mas antes de tudo vamos falar sobre nós; sobre você, sobre mim e sobre outros profissionais, sobre a Michelin! Vamos trazer para esta conversa muita gente boa, com dicas preciosas e muita história para contar.

Para continuarmos este papo, quero te apresentar uma hashtag, #jeitoMichelin, vou usar ela toda vez que for te contar como as práticas de carreira e desenvolvimento acontecem na Michelin.

Até aqui já estou gostando da conversa, mas vamos pensar juntos em um conceito importante: o que é essa tal de carreira?

Pensando de uma forma bem simples, a carreira é o caminho que uma pessoa percorre durante sua vida profissional. Nos tempos passados se pensava uma carreira de forma linear, com início, meio e fim dentro da mesma área de atuação; os desafios dos novos tempos foram nos contando que este não seria o único formato de carreira.

Pensando nos desafios de hoje, com o mundo dividido em pandemia, pós pandemia e nova onda de pandemia do COVID-19, te convido a refletir que um primeiro bom exercício para nós é nos desapegarmos dos conceitos e pensarmos de forma protagonista em novos e diferentes formatos de carreira.

O #jeitoMichelin de olhar o desenvolvimento e a carreira dos colaboradores é totalmente baseado no protagonismo. Cada colaborador tem a oportunidade de discutir o próprio desenvolvimento com sua liderança, escolher seu caminho dentro da empresa e se preparar para este caminho. Para mudar de área, basta que o colaborador desenvolva novas competências, para conhecer um departamento diferente do que trabalha atualmente, o colaborador pode compartilhar projetos e objetivos com outras áreas, deixando mais fácil esta decisão de para onde ir. Ahhh, as fronteiras só existem no mapa, um colaborador desenvolver sua carreira em qualquer uma das 171 localidades do mundo Michelin. Aqui o caminho de cada um é traçado com base em desenvolvimento de competências e resultados.

 

Agora que falamos um pouco sobre carreira, fica a pergunta: você sabia que uma maneira interessante de mantermos nossa carreira em movimento é o diálogo constante?

Que tal seguirmos assim: eu trago reflexões, sugestões, dinâmicas, convidados e você comenta suas dúvidas, pensamentos, ideias e sugestões?

Combinado então!

Espero você aqui para falarmos de autoconhecimento!

Te desejo coragem e sucesso!

Raquel Castro – Trainer comportamental América do Sul

Raquel Castro